domingo, 4 de maio de 2008

 

O julgamento dos mortos





Os Egípcios acreditavam que, depois da morte, a alma seria julgada no tribunal de Osíris. Nesta pintura sobre papiro, Osíris, sentado no seu trono, preside ao julgamento, acompanhado por Ísis. À esquerda, vestido de branco, conduzido pelo deus-chacal Anúbis, o defunto faz uma "confissão" semelhante à que se leu no tema anterior.

Anúbis pesa o coração do morto, enquanto o deus Tat anota o resultado da pesagem. Se o coração pesasse mais do que uma pena de avestruz, por, em vida, o defunto ter sido mau, seria devorado pelo monstro com cabeça de crocodilo, que espera junto da balança. Se, pelo contrário, fosse bom, viveria para sempre e poderia regressar ao corpo.

O defunto será levado, de novo. à presença, de Osíris para ouvir a decisão final.






Apesar de toda a alegoria contida nesta história mitológica, podemos ainda assim extrair uma importante verdade para nossas vidas.

O que realmente fazemos das nossas vidas? Como temos agido? Será que agimos com respeito aos nossos semelhantes e a nós mesmos, de forma a deixar os nossos corações leves como uma pluma?

Realmente esta é uma pergunta que um dia todos nós faremos. Alguns, fazem quando já não há mais tempo nesta manifestação tridimensional; já outros a procuram por longos caminhos mas acabam encontrando. E, no final, percebem que é necessário fazer algo. Algo pelos nossos semelhantes, algo pela nossa sociedade, algo por nós mesmos. Surge então o dever de agir movidos pelo respeito a tudo e a todos, um princípio que norteia um coração leve.

Se nos pautarmos em princípios que enobrecem o ser humano, tomando atitudes que demonstram o respeito assumido perante o tudo e perante o todo, notamos que o nosso sentimento, a nossa vida se torna realmente mais leve, o nosso sono é mais tranqüilo, o nosso coração parece realmente mais pausado e leve. Parece até que a mitologia egípcia adquire conotações físicas.

O Julgamento de Osiris serve, pois, para que passemos a ter mais consciência da nossa função. As nossas acções reflectem-se por toda a nossa vida e fica claro que cabe a cada um assumir a responsabilidade dos seus actos, consciente agora de que o “peso” dos nossos corações é o reflexo de tudo o que fizemos.

Etiquetas: ,



                                                     Colocado por delta   01:00

Comments:
OLÁ,

GOSTEI BASTANTE DE SUA PÁGINA,PARABENIZO PELO BELO TRABALHO
GOSTARIA DE LHE CONVIDAR PARA CONHECER O BLOG ESPIRITUALIDADE E MENSAGENS
http://www.espiritualespiritualidade.blogspot.com/
http://espiritualidades.multiply.com/
ESSE É UM BLOG ESPIRITUALISTA,ECUMÊNICO INDEPENDENTE DE RELIGIÃO,FILOSOFIA,OU IDEOLOGIA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO,QUE DEUS LHE ABENÇOE,GUIE SEU TRABALHOS,CONCRETIZE SEUS PROJETOS E REALIZE SEUS SONHOS,DESEJO MUITAS BENÇÃOS E LUZ PARA VOCÊ E OS SEUS.
PAZ E LUZ.
 
Enviar um comentário



<< Home

Um Rio e um Povo




* Arquivos *

















persian.gif
Deltacat.blogs.sapo.pt/
Fev/2007